sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Estética - 28/08/2009 - parte 2

Tema: O Lúdico na Educação


A metodologia utilizada para abordar o tema, nesta aula, foi a pesquisa e leitura (prévia) sobre o Lúdico na Educação (conforme orientação dada na aula anterior) para posterior discussão.

Cheguei a pesquisar algo (no início da aula de hoje) mas não houve tempo para leitura.

Foi citado por uma colega a visão do lúdico associada à expressão corporal. Como o processo de aprendizagem pode ser praticado através da dança e outras expressões corporais.

Outro colega citou o lúdico associado à arte, ao belo, ao sublime (assuntos que serão abordados em aulas posteriores).

Anotei alguns tópicos/temas - citados pelo professor - que achei interessante (que poderão ser objeto de pesquisa / estudo mais adiante) e que fazem relação com o tema da aula:

- O poder educacional do lúdico (da "coisa lúdica");
- O racional (como resultado da reflexão) versus o emocional (ligado à paixão, a algo enganoso, menor);
- Ciências Humanas versus Ciências "Desumanas" (como referência às ciências exatas - achei essa colocação muito interessante!);
- Racionalismo versus Empirismo (preveniente das experiências sensoriais);
- Possibilidade de criarmos condições de aprendizado com as brincadeiras, utilizando experiências que valorizam o prazer, o contentamento, o encanto pelas coisas - O Lúdico;
- A escola tida como obrigação e não como um lugar de prazer;
- A importância de se recuperar o prazer de aprender.

Percebi também que o lúdico na educação muitas vezes é associado à educação infantil.
De fato, é possível, através de atividades lúdicas (jogos, brincadeiras, atividades artísticas, etc), se realizar o processo de aprendizagem; não só aprender conteúdos formais (disciplinas 'tradicionais') como aprender valores, princícios, regras sociais de convivência, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não abuse...
Comentários maliciosos, pejorativos, discriminatórios não são bem vindos.
Seja prudente!