sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Estética - Aula 11/09/2009

Tema: Arte x Artesanato

A discussão sobre o que é arte e o que é artesanato foi muito interessante.
Inicialmente eu entendia que a diferença entre as duas era meramente do público "consumidor" e "produtor". A elite "consome a arte"; O "povão" (classes sociais menos favorecidas) e os turistas consomem "artesanato". A arte seria resultado do trabalho artístico de membros da elite e artesanato vinha do povo.

Na aula o professor abordou a questão da utilidade da arte no sentido de refinar o intelcto; embelezar as coisas à nossa volta.
A arte também vem para estimular a imaginação, a criatividade - que neste caso para mim representa um tipo de inteligência.

Outro ponto abordado foi com relação a diferença entre o "uso" das artes pelos ricos e pelos pobres. Claro que algumas pessoas por terem um poder aquisitivo maior têm condições de "consumir" certo tipo de arte que outras pessoas não podem. Mas não é essa a questão. Tem muita arte que o "pobre" pode consumir (ou não é cara ou até mesmo gratuita) mas mesmo assim ele não consome. Resumindo: não é questão econômica. A questão é cultural!

Foi abordado também a questão do que determina o valor de uma obra de arte.
Pessoas que por algum motivo, seja lá formação, influência social, alguma forma de poder (financeiro, cultura ou outro qualquer) são qualificadas como "autoridade de arte". São elas que julgam, avaliam, classificam obras de arte. Um objeto de arte pode se tornar mais ou menos valioso de acordo com a opinião de uma "autoridade de arte" ou até mesmo de um artista ou personalidade famosa, que tenha "crédito social" - críticos, professores, jornalistas, historiadores, etc. Os museus, por exemplo, também são instituições que legitimam uma obra de arte, assim como os teatros, as salas de concerto, etc.

A grande sacada é criar um discurso sobre o produto! Quanto mais discurso (crítica) maior ou menor valor artístico uma obra de arte pode obter, tonando ela "mais obra de arte" ou "menos obra de arte".

É exatamente esta questão que classifica uma obra de arte como "artesanato". O artesanato é uma obra de arte sem discurso!

O discurso valoriza também o valor estético, viabiliza a "boa vontade" do público em observar, ver com mais detalhes uma obra de arte.

O nosso gosto pode ser aperfeiçoado através do discurso (convencimento?)

Tratamos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não abuse...
Comentários maliciosos, pejorativos, discriminatórios não são bem vindos.
Seja prudente!