sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Dorian Gray

Mais passagens interessantes...

O livro é recheado de passagens interessantes. O que pude perceber é que a maioria delas (sob minha ótica, é claro) ocorrem durante os diálogos entre Dorian e lorde Henry. Destaco mais algumas passagens interessantes:

"Para experimentar a realidade é preciso vê-la na corda bamba."

"O mérito das emoções é o de desvairar-nos e o mérito da ciência está em não emocionar."

"Para nos remoçarmos o melhor é recomeçarmos as nossas loucuras"

"... muita gente morre deste bom senso esparramado e só muito tarde percebe que as únicas coisas saudosas são os próprios erros."

"... a pontualidade era um roubo de tempo." (por isso Lorde Henry andava sempre atrasado - me vi nele!)

"... os verdadeiros fúteis são os que amam só uma vez na vida."

"Ser bom é estar em harmonia consigo mesmo... como ser mau é viver em harmonia com os outros."

"O segredo de nos conservamos moços está em não experimentarmos emoções mesquinhas."

"A sociedade ultracivilizada, pelo menos, dificilmente crê ou admite a maldade dos que são ricos e belos. Ela concebe instintivamente que as aparências são de muito maior importância que a moral e, a seus olhos, o mais puro exemplo de respeitabilidade é de muito menor valor que a posse de um bom chefe."

"... o homem era um ser composto de miríade de vidas e miríades de sensações, uma complexa e multiforme criatura que carregava consigo inconcebíveis heranças de dúvidas e paixões e cuja própria carne alimentava a infecção de inauditas moléstias mortais"

"Quando uma mulher torna a casar-se, é porque detestava o primeiro esposo. Quando o mesmo se dá com o homem, é que ele adorava a primeira mulher. Estas procuram a felicidade, os homens arriscam a sua."

"Um homem pode ser feliz com qualquer mulher durante o tempo que não a ama..." (pesada essa!)

"Gosto dos homens que esperam um futuro e das mulheres que guardam um passado"

"Curar a alma pelos sentidos e os sentidos por meio da alma"

"... todo mundo pode ser bom no campo; não se encontram aí tentações... Eis por que os que vivem fora da cidade são absolutamente incivilizados; a civilização não é de modo algum atingível facilmente. Só há duas maneiras de atingi-la: pela cultura ou pela corrupção. A gente dos campos nunca chega a uma ou outra; fica estagnada..."

"A morte e a vulgaridade são as duas únicas coisas inexplicáveis do século XIX..."

"A vida conjugal é simplesmente um hábito, um mau hábito. Mas lastima-se até a perda dos maus hábitos; talvez seja mesmo o que mais se lastime; os hábitos são uma parte essencial da personalidade."

"Todo crime é vulgar, como toda vulgaridade é um crime. ... O crime pertence exclusivamente às classes inferiores; aliás, eu não as condeno, absolutamente. Imagino o que o crime é para elas o que é para nós a arte - simplesmente um método de obter extraordinárias sensações."

"Ó juventude! ... Os únicos homens dos quais ouço respeitosamente as opiniões são os mais moços que eu. ... Quanto aos velhos, sempre os contradigo. Faço-o por princípio. Se lhes pedires o parecer sobre um sucesso de ontem, repetem-te gravemente opiniões correntes em 1820, ... e se acreditava em tudo e não se sabia absolutamente nada."

Obs: é bom deixar claro que apesar d'eu ter selecionado essas passagens, não quer dizer que concordo com elas. É bom lembrar que o livro foi publicado pela primeira vez em 1891, ou seja, deve-se levar em conta a cultura e os valores da época.








Um comentário:

  1. Jah assistiu o retrato de Dorian Gray?? Bem legal... fik aqui minha sugestaum! bjks

    ResponderExcluir

Não abuse...
Comentários maliciosos, pejorativos, discriminatórios não são bem vindos.
Seja prudente!