sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Estética - Aula 04/09/2009

Tema: O que é a Estética

A aula de hoje foi sobre "o que é a estética".

Assim como existe a filosofia política, filosofia da ciência, da educação, do direito, entre outras, existe a "filosofia da arte" ou a estética.

É desta forma que iremos tratar o assunto estética, como uma reflexão filosófica
sobre as artes, sobre a beleza, sobre o belo.

Um ponto bastante enfatizado na aula é a diferença entre a beleza e o belo, ou seja, podemos ter uma coisa feia (não bonita) mas que chama a atenção, que nos encanta e que pode ser belo.

O exemplo dado na aula foram as fotos de Sebastião Salgado que normalmente registram a probreza, a miséria ou algo 'trágico' da nossa sociedade.
São fotos de crianças passando fome, famílias catando lixo, a pobreza africana, etc.

Podemos dizer que essas fotos não são bonitas, não retratam cenas bonitas de se ver, agradáveis. Mas podemos dizer que são encantadoras, são belas, no sentido de "beleza crítica". Ou seja, apesar de belas, as fotos podem nos causar estarrecimento, nos chocar e ao mesmo tempo ser fascinante.

Outro ponto interessante abordado na aula, foi, para mim, uma nova visão sobre estética, livre do formalismo que a precede, que a acompanha; o ponto de vista da estética atrelada à capacidade humana de perceber as coisas, nos mínimos detalhes! Podemos enxergar uma obra de arte mas não ver, não perceber certos detalhes que nos transmite alguma sensação (boa ou ruim).

Concluindo, esta aula me fez perceber a importância da estética, no sentido da possibilidade de estimularmos as pessoas (alunos) a apurar a sua sensibilidade visual, auditiva, tátil, olfativa de forma a nos levar - pelo menos tentar - a momentos de felicidade.

A sensibilidade humana é perfeitamente educável, "treinável". É possível desenvolvermos a nossa capacidade sensorial, cognitiva e intelectual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não abuse...
Comentários maliciosos, pejorativos, discriminatórios não são bem vindos.
Seja prudente!